Conselhos para que a sua condução seja mais eficiente, ajudando a reduzir o consumo de combustível e contribuindo para que a sua vida seja mais segura sempre a pensar nos impactos ambientais das suas ações:

 

 

  Poupança de combustível

  Redução da emissão de gases poluentes

 

  Aumento do conforto da viagem

  Redução da poluição sonora

 

  Aumento da segurança

  Aumento da vida útil da viatura

 

PLANEAR A VIAGEM

 

  1. Sempre que puder, opte por se deslocar utilizando os transportes públicos, ou os modos suaves de mobilidade. Verá que economiza, evita stress, poupa tempo e contribui para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nas cidades.
  2. Em pequenas distâncias evite a utilização do automóvel. O consumo de combustível é superior até que o motor atinja a temperatura de funcionamento normal, o que não acontece em curtas distâncias. Poupe combustível e contribua para o seu bem-estar físico.
  3. Pondere a partilha do automóvel para o trabalho ou em momentos de lazer, com colegas, família ou amigos.
  4. Escolha o melhor percurso e, se possível, o horário mais favorável para as deslocações. Existem várias aplicações no mercado que podem ajudar a antecipar o fluxo de trânsito, reduzindo a duração e/ou distância da viagem.
  5. Antes de abastecer, consulte o portal “Preço dos combustíveis online” para encontrar os postos de abastecimento mais económicos perto de si.

  

CIRCULAR NA ESTRADA

 

  1. Quando ligar a ignição pode começar logo a conduzir pois não precisa de aquecer o motor.
  2. Depois de iniciar a marcha, em primeira, engrene a segunda mudança assim que possível, idealmente até 5 segundos depois ou até 10 metros percorridos, para potenciar o desempenho do motor.
  3. Adapte a sua velocidade ao tráfego e conduza com suavidade, evitando mudanças de faixa de circulação, acelerações e travagens bruscas. Condução defensiva = Economia +Segurança + Comodidade.
  4. Conduza utilizando a mudança mais alta possível, compatível com a velocidade a que se desloca. As viaturas mais recentes indicam o momento ideal para essa mudança de velocidade.
  5. Utilize o motor para travar reduzindo a mudança na caixa de velocidades. Desta forma evita o desgaste das pastilhas do travão, em particular, na aproximação de curvas, rotundas ou semáforos, em descidas prolongadas ou circulação a velocidades mais elevadas (como apoio ao travão).
  6. Recorde-se que em ponto morto o motor continua a consumir combustível. O veículo com uma mudança engatada, sem estar em aceleração não consome. Adeque as descidas e travagens a este princípio.
  7. Desligue o veículo sempre que parar por mais de 60 segundos, poupando até 10% em combustível. Aproveite o sistema “Start and Stop” que os novos modelos integram e que permite desligar automaticamente o motor.
  8. Cumpra os limites de velocidade, contribuindo para a segurança rodoviária e obtendo uma apreciável economia de combustível. Por cada aumento de 10 km/h na velocidade, a partir dos 90 km/hora, sofre um incremento no consumo que pode chegar aos 10%.
  9. Use o “Cruise control”, especialmente em autoestrada, poupando até 10% em combustível e evitando que ultrapasse o limite de velocidade.
  10. Circule com as janelas fechadas em autoestrada e sempre que usar o ar condicionado. Mantê-las abertas quando se circula acima dos 80 km/h afeta a aerodinâmica da viatura e aumenta o seu consumo de combustível. Nos percursos urbanos, para manter o interior do veículo mais fresco, torna-se mais vantajoso tê-las abertas, em comparação com a utilização do ar condicionado.

 

MANUTENÇÃO DO VEÍCULO

 

  1. Faça as manutenções periódicas do veículo mesmo após o período de garantia. Manter o veículo bem afinado e alinhado, verificando o óleo, o líquido de refrigeração e os filtros de ar do motor são etapas essenciais para reduzir a probabilidade de falhas inesperadas, prolongar a vida útil dos componentes essenciais e evitar consumos extra.
  2. Verifique a pressão dos pneus todos os meses, ainda frios, respeitando as indicações do fabricante. Esta não deve ser excessiva, pois reduz a manobrabilidade da viatura, nem insuficiente, pois provoca um maior desgaste e sobreaquecimento do pneu.
  3. Abasteça o veículo nos períodos mais frescos, de manhã ou à noite. As temperaturas mais baixas densificam o combustível e, desta forma, estará a comprar mais por menos.
  4. Na altura de trocar de pneus, opte por pneus com elevada classe de eficiência. A classe A possibilita poupanças de combustível entre 5 e 7%, em relação à classe G.

 

EXTRAS

 

  1. Evite o transporte de bagagem no tejadilho da viatura. As características aerodinâmicas do veículo alteram-se, aumenta a sobrecarga sobre o veículo e pneus e o consumo de combustível aumenta.
  2. Limite a bagagem ao necessário e distribua o seu peso, de forma equilibrada na viatura.
  3. Nos dias de maior calor estacione à sombra, ou pelo menos tente que a zona do depósito fique protegida do calor, para evitar que o combustível evapore.
  4. Tente estacionar o veículo de forma a minimizar as manobras em marcha-atrás. Esta mudança é a que gasta mais combustível, por isso o ideal é estacionar em espinha, evitando grandes manobras.
  5. Use o ar condicionado com moderação e desligue-o um pouco antes da viagem terminar. No Verão, antes de o ligar, circule com as janelas abertas alguns minutos.